MATIZAÇÃO.

Um dos principais desafios do Profissional da Beleza hoje em dia diz respeito a como manter a cor dos cabelos das clientes, visto que os fios tingidos ou com mechas tendem a desbotar com a ação do tempo e desgastes do dia a dia. Para solucionar este problema foi desenvolvido o tratamento de matização, que é uma técnica utilizada para ressaltar a coloração artificial do cabelo.
A matização tem a função de neutralizar, acrescentar ou intensificar uma cor nas madeixas. Para aplicar a matização no cabelo das clientes é de fundamental importância dominar todas as fases deste procedimento, pois do contrário há o perigo de errar a tonalidade e causar danos aos fios. Acompanhe abaixo um guia completo da matização.

O Que é Matização

Atualmente, em se tratando de procedimentos químicos para alterar a cor e a textura dos cabelos é possível encontrar uma grande variedade disponível nos salões de beleza, o que faz com que poucas mulheres resistam em fazer aquela mudança no visual. O simples ato de alterar o tom das madeixas com a tintura completa ou mechas já é capaz de promover uma grande mudança na aparência feminina. No entanto, aplicar tantas cores nos fios de cabelo ao longo do tempo faz com que eles percam a capacidade de absorver a química, além de apresentarem manchas quando é aplicada uma tinta em cima da outra.
Para contornar os problemas das manchas e tons indesejados nas madeixas após a tintura foi desenvolvido o procedimento de matização, que é conhecido como um processo que desempenha a função de neutralizar, acrescentar ou intensificar uma determinada cor no cabelo que já recebeu tinta anteriormente. Assim é possível atingir o tom que a cliente deseja, impedindo que as duas cores se mesclem e gerem uma tonalidade feia ou indesejada nos fios.
A matização dos cabelos pode ser realizada em etapas diferentes, uma vez que pode ser feita antes da aplicação de uma nova cor no cabelo ou depois que esta química é realizada, o que geralmente ocorre é que quando são feitas luzes, mechas e reflexos, que ao serem finalizadas nem sempre apresentam uma cor perfeita.

Por que a Matização Se Diferencia da Coloração


Cabelos Matizados + cliente feliz = Profissional Bem Pago
Para ser um Profissional da Beleza com domínio sobre todas as técnicas que envolvem a aplicação de tintas no cabelo é de fundamental importância que você saiba por que a matização se diferencia da coloração. Pois bem, comece sabendo que a matização não se caracteriza como a aplicação da tintura completa nos fios, visto que este procedimento não serve para tingir, mas sim tem o objetivo de neutralizar, intensificar ou acrescentar cor nos fios e possui um tempo de duração de 5 a 20 minutos.
Saiba que a coloração se diferencia da matização por ser um procedimento químico, que é aplicado com a intenção de alterar por completa toda a tonalidade do cabelo ou apenas em algumas mechas. Neste caso, uma pessoa que possui as madeixas loiras pode mudá-la para completamente para a tonalidade castanha escura. Outra diferença entre a matização e a coloração é o tempo de duração, pois é preciso esperar de 40 a 50 minutos para que a tintura surta efeito nos fios.

Quais os Benefícios da Matização Para o Cabelo

Mais do que compreender o que é matização, o Profissional também deve saber quais são as vantagens que este procedimento proporciona para os cabelos. Dessa maneira, torna-se mais fácil constatar quando é que os cabelos das clientes precisam ser matizados. Veja a seguir quais são os benefícios da matização para o cabelo.
  • A Matização Elimina a Oxidação do CabeloAo receber tinturas de cores diferentes do tom natural do cabelo, a tendência é que os fios comecem a oxidar, manchar ou desbotar, dando origem a tons indesejados. Por exemplo, um cabelo loiro que recebe mechas escuras pode ficar com uma cor esverdeada, além de perder o brilho. Para acabar com este problema foi desenvolvida a matização, que elimina a oxidação dos fios, promovendo uma hidratação profunda e fazendo com que a cor artificial tenha maior durabilidade.
  • A Matização Prolonga a Coloração do Cabelo: Um dos melhores benefícios alcançados por meio da matização é prolongar a durabilidade da tintura feita no cabelo, mesmo depois de os fios serem lavados diversas vezes. Além disso, a matização também consegue ressaltar a tonalidade dos reflexos e das mechas. O tratamento de matização pode ser continuado depois de ser feito no salão de beleza, visto que pode-se usar shampoos e cremes com fórmula matizantes, que são capazes de dar mais brilho e vitalidade para a tonalidade dos fios, mantendo os resultados do salão.
  • A Matização Realça a Cor do Cabelo: Além de prolongar a duração da coloração do cabelo, a aplicação da matização também cumpre o papel de realçar a cor e o brilho do cabelo. Atualmente, um dos produtos que é comercializado no mercado e que pode ser usado pelos cabeleireiros é o Matiz Blond, da marca Maxiline, que foi desenvolvido para realçar o brilho dos fios, proporcionando-lhes mais luminosidade e deixando as madeixas platinadas. Este tipo de substância é composto por uma mescla de óleos vegetais, aminoácidos e pigmentos azuis, que impedem o ressecamento e o desbotamento das madeixas.
  • A Matização dá Luminosidade Para os Fios: As substâncias que são usadas para a aplicação da matização nos cabelos oferecem o benefício de dar luminosidade para os fios. Isso acontece porque os produtos possuem pigmentos frios, que têm a capacidade de se fixar no cabelo, reativando o seu brilho e luz. É importante lembrar que a matização acrescenta luz nos fios, mas é um procedimento químico saudável, ou seja, não causa efeitos colaterais ruins.
  • A Matização é Um Procedimento Rápido: Quando se trata da tintura do cabelo, o Profissional leva em torno de uma hora para concluir este procedimento, podendo demorar ainda mais se os fios forem escuros e longos, uma vez que carecem de mais tempo para absorver as substâncias. Já, a matização que intensifica a cor do cabelo é um procedimento menos demorado e bem mais prático, pois pode ser feito em até 25 minutos, mesmo nos cabelos compridos.

Quando Fazer Matização no Cabelo?


Diferença gritante
Para manter os cabelos saudáveis e bonitos através da matização é necessário que o Profissional da Beleza saiba identificar em quais casos este procedimento capilar deve ser aplicado. Confira abaixo quando é preciso fazer a matização no cabelo das suas clientes.
  • Para dar Realce ao Tom do Cabelo: Entre os principais casos em que a matização pode ser feita é para dar realce ao tom do cabelo. Nesta situação, é recomendado que o processo de matização seja realizado logo depois da aplicação da coloração completa, dos reflexos ou mechas. O uso do produto matizante tem a capacidade de dobrar os princípios ativos da tintura, recuperando o brilho das madeixas.
  • Para Intensificar a Cor do Cabelo: É comum que após a aplicação da tintura completa, de reflexos ou mechas, os cabelos comecem a desbotar, perdendo a tonalidade que adquiriram no salão. Sendo assim, um dos casos em que a matização pode ser usada é para intensificar a cor dos fios. A vantagem de matizar é o fato de recuperar a cor sem a necessidade de aplicar a tintura novamente, o que ajuda a reduzir a química nos fios e mantê-los saudáveis.
  • Para Retirar a Cor Indesejada do Cabelo Claro: As mulheres que possuem cabelos claros como, por exemplo, loiros e ruivos, sofrem muito com a alteração da cor do cabelo, uma vez que podem aparecer diferentes tons nos fios naturais ou tingidos. Geralmente, os cabelos loiros podem adquirir um tom esverdeado e o ruivo pode ficar alaranjado e sem brilho, o que ocorre quando são lavados na água quente ou com cloro, ou ainda quando são submetidos aos raios solares. Nesta situação, a matização também pode ser aplicada para reativar a tonalidade natural das madeixas.

Como Funciona a Matização

Para obter bons resultados através da matização é necessário compreender como funciona todo o processo de matização. Primeiramente, saiba que matização não requer o uso de tinturas para realçar o tom, uma vez que tem como base os produtos que são feito com matizantes, que normalmente são os cremes e shampoos especiais, desenvolvidos para todas as cores de cabelo e que podem ser aplicados de maneira prática e rápida. As substâncias fabricadas para matizar as madeixas são compostas por pigmentos violetas e azuis, que desempenham o papel de intensificar a cor do cabelo.
O procedimento de matização dos cabelos é mais fácil do que se pensa. Em primeiro lugar, é feita a aplicação do produto matizante no cabelo. Na próxima etapa, é necessário deixar a substância ser absorvida pelos fios em alguns minutos para que possa agir e realçar a tonalidade das madeixas e eliminar a cor indesejada.

Qual a Diferença Entre os Pigmentos Azuis e Violeta


Matização se dá com pigmentos azuis ou violetas
Os pigmentos azuis e violetas são utilizados na composição de produtos para matizar o cabelo, mas cada um deles possui uma função diferente. As substâncias com os pigmentos azuis devem ser usados nos cabelos de qualquer cor, desde os escuros até os claros. Estes produtos desempenham o papel de realçar a cor e intensificar o brilho da cor que está fixada nos fios, trata as cutículas do cabelo e evita que elas sejam danificadas.
Já, as substâncias com os pigmentos violetas são recomendadas para os cabelos ruivos ou loiros, tendo como objetivo intensificar o brilho, além de retirar o efeito amarelado ou esverdeado dos fios loiros e alaranjado das madeixas ruivas, que geralmente acontece quando o cabelo oxida.

Como Fazer a Matização no Cabelo

Apesar de ser um procedimento capilar muito simples, para obter bons resultados através da matização é preciso seguir todos os passos corretamente para que seja viável intensificar a cor do cabelo ou corrigir a tonalidade indesejada. Aprenda abaixo como fazer a matização nos cabelos.
Comece analisando qual é a situação em que está o cabelo da cliente, pois somente a partir daí é possível identificar qual é o problemas dos fios e qual é o tipo de matização que pode ser feita, visto que este procedimento pode ser feito com produtos com pigmentos azuis ou violetas. Os cremes e shampoos matizantes podem ser encontrados em lojas especializadas em produtos profissionais.

Como Aplicar a Matização no Cabelo

Em primeiro lugar, para aplicar a matização no cabelo, é preciso selecionar um recipiente de plástico e depositar o produto matizante (que pode ser creme ou shampoo com propriedades tonalizantes), colocando uma quantidade proporcional ao tamanho das madeixas. Neste caso, quanto mais longo for o cabelo da cliente, consequentemente mais produto deve-se usar para matizar. Feito isso, separe o cabelo e mechas e use uma espátula para aplicar a substância nos fios.
Na próxima etapa, use as mãos para ajudar a substância matizante agir nos cabelos da cliente, fazendo massagem para que o produto penetre com maior facilidade na estrutura dos fios e possam reativar a cor e o brilho das mechas. Massageie da raiz até as pontas para que o produto fique bem distribuído e ofereça melhores resultados. Faça o mesmo processo até que todo o produto seja utilizado e todo o cabelo matizado.
Para finalizar a matização no cabelo, é indicado deixar o produto matizante agir no cabelo durante 15 minutos para os cabelos de comprimento curto ou médio, e no máximo 25 minutos para as madeixas longas. Depois de respeitar o tempo recomendado, o Profissional tem que lavar o cabelo na água fria e com shampoo anti-resíduos, massageando por 3 minutos para retirar todos os resquícios das substâncias usadas anteriormente. Enxágue bem o cabelo e seque com uma toalha, deixando os fios úmidos. Por fim, use o secador para secar e escovar os fios. Após este processo pode-se verificar que o cabelo o cabelo está mais brilho e com uma cor intensa.

Como Prolongar o Efeito da Matização no Cabelo.

Depois da matização o cabelo fica bonito, brilhante e com a tonalidade realçada, mas se não for bem cuidado pode perder os resultados adquiridos. Por isso, O Profissional da Beleza deve orientar as clientes a cuidar dos fios para prolongar o efeito da matização, aconselhando-as a usar um shampoo apropriado para a cor e o tipo de cabelo, evitar expor o cabelo ao excesso de sol, ao mar ou água com cloro e também diminuir os procedimentos capilares químicos.

Comentários

Postagens mais visitadas