SELAGEM CAPILAR? O QUE VOCE PRECISA SABER
O Que é a Selagem Capilar?
A selagem capilar se caracteriza por ser um tratamento que visa promover a hidratação profunda dos cabelos, tendo como objetivo recuperar a saúde dos fios danificados devido aos procedimentos que recebem no dia a dia através do fechamento das cutículas abertas. A selagem capilar tem como principal componente a queratina, que está presente em todos os tipos de cabelo e cumpre o papel de dar vivacidade às madeixas. No entanto, ao longo do tempo os fios deixam de produzir a queratina, sendo necessário repô-la de forma artificial.O procedimento de selagem capilar é feito em etapas, podendo ser feito apenas com a aplicação da queratina ou com o acréscimo de outras substâncias hidratantes, tendo como objetivo potencializar a hidratação do cabelo. Em alguns casos, a selagem capilar se assemelha a uma escova progressiva, pois também utiliza uma pequena quantidade de formol em sua composição, o que possibilita hidratar o cabelo e ao mesmo tempo reduzir o seu volume.
Quais São as Diferenças Entre a Selagem Capilar Com Queratina e Com Formol?
As diferenças entre a selagem capilar com queratina e com formol são bem simples. Basicamente, pode-se dizer que a selagem capilar com queratina é feita nos cabelos que carecem de uma hidratação urgente para recobrar a saúde dos fios, fortalecê-los, além de dar muito brilho.Já, a selagem capilar que usa formol na composição é feita nas madeixas de quem quer hidratar o cabelo e promover o alisamento por meio da redução do volume, o que faz com que este procedimento se pareça com uma escova progressiva. Esta versão da selagem capilar é mais usada para os cabelos que não estão tão danificados, porém devemos alertar o Profissional que produtos que utilizam o formol em sua fórmula agridem tanto a sua saúde quanto a saúde da sua cliente, não sendo indicado o seu uso, ou pelo menos o seu uso em excesso.
Quais São os Benefícios da Selagem Capilar?
Cabelos Vivos e Nutridos
- A Selagem Capilar Fecha as Cutículas do Cabelo: A selagem capilar tem este nome porque cumpre o papel de selar, ou seja, de fechar as cutículas dos fios de cabelo, pois quando elas estão abertas os fios ficam perdendo nutrientes constantemente, ficando cada vez mais fracos. A partir do momento em que as cutículas do cabelo são fechadas, a perda de nutrientes é encerrada.
- A Selagem Capilar Recobra a Saúde das Madeixas: A selagem capilar proporciona o fechamento das cutículas do cabelo e acaba com a perda de nutrientes, o que consequentemente faz com que a saúde das madeixas seja recobrada. Através da aplicação da selagem, o cabelo ganha mais vivacidade devido à reposição dos níveis de queratina. O procedimento de selagem capilar tem a capacidade de devolver os nutrientes e vitaminas para o cabelo, evitando a queda de cabelo, a falta de flexibilidade e o desbotamento, permitindo que ele volte a crescer de forma saudável e apresente uma textura macia.
- A Selagem Capilar Devolve o Brilho Para Cabelo: Os benefícios da selagem capilar não se limitam apenas à parte interna dos fios, mas também ao lado externo. Afinal de contas, uma das principais vantagens deste procedimento é devolver o brilho para o cabelo, eliminando de vez aquela tonalidade opaca que é muito comum nos cabelos desidratados e que geralmente ocorre devido ao excesso do uso de produtos químicos no cabelo e do calor oriundo de chapinhas e secadores de cabelo.
- A Selagem Capilar Promove a Hidratação Duradoura dos Fios: O maior benefício da selagem capilar é promover a hidratação do cabelo de forma duradoura. A selagem permite que as madeixas fiquem saudáveis por muito mais tempo do que se fosse feita apenas uma hidratação comum. Porém, para preservar os benefícios da selagem capilar é preciso diminuir o uso frequente de produtos químicos, chapinhas e secadores.
Quais São os Riscos da Selagem Capilar?
Apesar de ter sido desenvolvida para beneficiar o cabelo e promover uma hidratação profunda, antes de aplicar a selagem capilar é necessário avaliar quais são os riscos deste procedimento para o cabelo das clientes. Em primeiro lugar, é preciso compreender que a selagem é feita com o uso da chapinha, logo é necessário que a temperatura esteja adequada à sensibilidade das madeixas, pois do contrário a alta temperatura pode queimá-la e provocar ainda mais danos.A queratina usada na selagem capilar tem que estar na medida certa para tratar a desidratação do cabelo, pois se ela for aplicada em excesso poderá gerar o endurecimento dos fios, deixando-os com uma textura enrijecida. Ao optar por usar formol na selagem capilar é preciso usar em torno de 0,2% que é o nível permitido pela ANVISA para não colocar a sua saúde nem a da sua cliente em risco. Utilizar uma quantia maior de formal acarreta a queimadura do couro cabeludo, descamação, queda de cabelo, dor de cabeça, ardência dos olhos e até mesmo falta de ar.
Quem Pode Fazer a Selagem Capilar
Selagem Capilar: evita a perda de nutrientes
A selagem capilar é recomendada principalmente para cabelos maltratados por todos os tipos de química, desde escova progressiva, alongamento até relaxamento. Para quem está com os fios subnutridos devido ao excesso de água com cloro, que estejam fracos e/ou quebradiços naturalmente, com problemas de crescimento e sem brilho.
A selagem comum feita apenas com queratina pode ser realizada no cabelo de gestantes e mulheres que estão amamentando. Já, a selagem capilar com produtos que contém formol não é indicada para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pois do contrário há o perigo de causar reações alérgicas.
Enfim, para que o procedimento de selagem corra sem imprevistos, o ideal é fazer um teste, aplicando um pouco do produto da selagem em uma mecha pequena do cabelo e aguardar 1 hora, se não houver nenhuma reação negativa pode-se aplicar o restante.
Quantas Sessões de Selagem Capilar é Preciso Fazer?
O número de sessões de selagens capilares depende do quão danificado e desidratado está o cabelo. Se as madeixas estiverem muito danificadas é necessário fazer de uma a duas selagens capilares comuns por mês. É o Profissional que deve identificar o grau de desidratação dos fios e a frequência de procedimentos para fechar as cutículas abertas.É importante ressaltar que a selagem capilar com formol só deve ser feita novamente quando o seu efeito estiver acabando, ou seja, os fios estiverem voltando ao estado natural, o que acontece entre dois e quatro meses.
Quanto Tempo para fazer a Selagem Capilar
A selagem capilar é uma excelente opção de tratamento para as clientes que desejam recuperar a saúde do cabelo, mas dispõem de pouco tempo para gastar no salão de beleza. Afinal de contas, o período médio de execução da selagem capilar é de 2 horas, que é um tempo relativamente curto em relação aos demais tratamentos.Como é Feita a Selagem Capilar
A selagem capilar tem como característica ser um procedimento de preparação e aplicação bem simples, mas é preciso que o Profissional esteja atento aos passos do processo para que realmente seja possível recuperar a saúde do cabelo danificado. A selagem capilar é feita com creme hidratante específico para este procedimento e ampolas de queratina.Para fazer a selagem capilar é necessário lavar o cabelo e em seguida aplica-se o creme hidratante misturado com a queratina. Na sequência, as madeixas devem ser submetidas à uma fonte de calor, sendo a chapinha a ferramenta mais indicada, que tem que ser passada várias vezes na mesma mecha, pois a queratina será absorvida com maior facilidade com a temperatura alta.
Como Fazer a Selagem Capilar Passo a Passo
Passo a passo da selagem
- Lave o Cabelo Para Prepará-lo Para a Selagem Capilar: Para começar a preparar o cabelo da cliente para aplicar a selagem capilar é necessário lavá-lo para retirar todos os resquícios de sujeira. Portanto, aplique shampoo anti-resíduos e massageie as madeixas até ficarem bem espumadas, depois enxágue na água gelada. Aplique o condicionador no cabelo, deixe agir por aproximadamente 3 minutos e massageie bastante para fazer uma pré hidratação. Para finalizar esta etapa, você deve enxaguar o cabelo novamente, tomando cuidado para retirar todo o excesso do produto.
- Seque o Cabelo Para Fazer a Selagem Capilar: Após lavar o cabelo é necessário prepará-lo para fazer a selagem capilar. Por isso, com o auxílio de uma toalha seque as madeixas, retirando todo o excesso de água. O ideal é que os fios fiquem apenas úmidos para facilitar o processo em que eles são submetidos ao calor.
- Misture o Creme Hidratante Com a Queratina: Para fazer a selagem capilar, você deve colocar em um recipiente o creme hidratante específico para a selagem e acrescente uma ampola de queratina. Se o cabelo estiver muito danificado é possível colocar mais uma ampola de queratina. Mexa todos os ingredientes com uma espátula para obter uma mistura homogênea.
- Aplique a Máscara de Selagem Capilar: Em primeiro lugar, prenda o cabelo na parte alta da cabeça. Solte uma pequena mecha do cabelo e aplique a máscara de selagem capilar, massageando de cima para baixo para que as substâncias penetrem com maior facilidade. É importante ressaltar que o produto deve ser aplicado a um dedo de distância da raiz do cabelo. Repita o mesmo processo até passar toda a máscara de selagem capilar no restante dos fios.
- Aguarde o Tempo de Ação da Selagem Capilar : Depois de aplicar a máscara de selagem capilar, coloque uma touca térmica no cabelo e deixe o produto agir por aproximadamente 5 minutos para cabelos do tamanho curto e médio. Já, para os cabelos longos é recomendado aguardar 10 minutos. Após este período, você deve retirar a touca e passar um protetor térmico nas madeixas para proteger do calor que será utilizado nas próximas etapas.
- Faça Escova e Chapinha No Cabelo: Submeter o cabelo à temperatura alta é de fundamental importância para que a selagem capilar seja bem sucedida e ofereça resultados duradouros. Portanto, separe o cabelo e prenda na parte alta do cabelo novamente. Solte uma mecha fina novamente e faça escova com o secador e uma escova cilíndrica. Repita o processo até escovar todo o cabelo. Para finalizar a selagem capilar, separe o cabelo em mechas finas e faça chapinha, deslizando o objeto vagarosamente, mas com cuidado para não queimar os fios. Passe a chapinha de três a quatro vezes em cada mecha. Após fazer este processo em todo o cabelo a selagem capilar está pronta.
Comentários
Postar um comentário